Páginas

Casa de repouso para cães no Japão

Sapporo Retirement Home for Dogs
Um lindo trabalho em prol destes fiéis companheiros!
 Os cães-guia japoneses devem aposentar-se por volta dos 11 ou 12 anos, quando suas capacidades e força física começam a declinar. Nessa altura, esses cães idosos são retirados de seus donos e levados para a Casa de Repouso. Isso tem que ser feito, porque, depois de trabalharem a vida toda como guias, eles não param de desempenhar esse papel, podendo assim, colocar suas vidas e a vida de seus donos em risco.
A separação é difícil tanto para o dono quanto para o animal, e Tsuji, que há mais de vinte anos trata de cães, diz que “o objetivo da Casa de Repouso é facilitar a transição da fase de “cão trabalhador” para “cão reformado”. “Aí precisam de muito mais afeto. Viveram muito próximo das pessoas, durante muito tempo, por isso, é muito difícil para eles sentirem-se, repentinamente, isolados. É necessário que continuem a interagir com as pessoas”, explica a diretora. 
Só alguns cães vivem permanentemente no Centro. Uma parte deles volta para o lar que os criou, quando ainda eram filhotes. Outros são adotados por empregados do próprio Centro. 
Os cães aposentados são tratados, limpos, escovados, alimentados, e praticam exercício físico diariamente. Para facilitar o movimento dos cães com fraqueza nas pernas e problemas articulares, os grandes desníveis foram substituídos por degraus e rampas suaves.
Ao mesmo tempo que o Centro deseja prolongar a vida dos cães e torná-la mais confortável, também possui um cemitério, onde descansam eternamente os animais que já faleceram. Uma lápide e uma estátua assinalam os 250 cães que morreram em Hokkaido. Todos os anos, no mês de agosto, há uma cerimônia religiosa, onde se fazem orações, com respeito e reverência, à memória desses heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário